MENU mobile

"Queremos seis vereadores em Teresina", diz Aluísio Sampaio

Sobre a eleição proporcional, o parlamentar falou da chegada de vereadores ao partido e que a sigla sonha em ocupar até seis cadeiras

Reportagem de Wesslley Sales

Presidente do PROGRESSISTAS em Teresina, o vereador Aluísio Sampaio desconversa quando o assunto é a indicação de um vice para a chapa majoritária encabeçada pelo PSDB, mas que a escolha será natural. 

Sobre a eleição proporcional, o parlamentar falou da chegada de vereadores ao partido e que a sigla sonha em ocupar até seis cadeiras na Câmara. 

Ele também avisa, não há candidaturas laranjas.

A união entre o Wellington Dias e Ciro Nogueira é fundamental para que a gente possa continuar a superar essa crise nacional.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - O deputado estadual Franzé Silva (PT) fala em diálogo com o PROGRESSISTAS para manter a base unida em 2020. Como o Senhor avalia?

VEREADOR ALUÍSIO SAMPAIO - O PROGRESSISTAS é hoje o maior partido do Piauí. Temos no senador Ciro Nogueira uma liderança consolidada. O deputado estadual Franzé foi muito lúcido, ao defender a manutenção da base governista admitir a possibilidade de apoiar Ciro Nogueira para o governador do Piauí, porque temos que pensar no desenvolvimento do Estado, embora a eleição de 2022 esteja distante. A união entre o Governador e o Senador é fundamental para que a gente possa continuar a superar essa crise nacional. Mas, percebo que há um sentimento dos Progressistas, e não há nenhum segredo nisso, de que possamos estar em 2020 apresentando um candidato. Este candidato, evidentemente, poderá estar posicionado com apoio deste grupo, que já contou com nosso apoio em eleições passadas, como poderá montar palanque separado. Não há porque antecipar esta eleição. Percebo que há harmonia no entendimento em nós que fazemos parte da base do Governo e por isso só deve ser discutida a eleição no futuro.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Haverá agora embate entre PROGRESSISTAS e PT em vários municípios, como é o caso de Picos. O Senhor acredita que dá para superar esses problemas que surgem nas eleições municipais com mínimo de arranhão?

VEREADOR ALUÍSIO SAMPAIO - Creio que sim. Na eleição passada já havia divergência em Picos e na eleição estadual tudo isso foi superado. Então, acredito que todos os partidos da base do Governo e que não é pequena, terá conflitos pontuais. Mas, não creio que pode gerar fissuras capazes de atrapalhar. Todo partido almeja o crescimento e lançar candidaturas próprias e isso é legítimo.

Creio que nosso partido tem competitividade e que poderemos fazer até seis vereadores na capital, com ênfase na mulher.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Está fechada a chapa do PROGRESSISTAS em Teresina?

VEREADOR ALUÍSIO SAMPAIO - Não. Em Teresina estamos trabalhando. Temos uma eleição nova, que não vai existir coligação proporcional entre partidos e por isso trabalhamos dia e noite para o crescimento do PROGRESSISTAS. Acreditamos que temores uma chapa forte. Estamos acertados com alguns vereadores de mandato, como é o caso dos vereadores Pedro Fernandes, Valdemir Virgino, Graça Amorim e outras grandes lideranças com importantes serviços prestados à nossa cidade. A chapa não está fechada porque a convenção ainda está distante e estamos em busca de pessoas que queiram contribuir com nossa cidade. Queremos crescer, mas com qualidade.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - Quais as perspectivas?

VEREADOR ALUÍSIO SAMPAIO - Creio que nosso partido tem competitividade e que poderemos fazer até seis vereadores na capital, com ênfase na mulher. Estamos lançando uma chapa bem forte, com várias mulheres que tem o que mostrar e onde não temos candidaturas laranjas. Todos os candidatos são estimulados a ter um bom desempenho.

PORTAL DOUGLAS CORDEIRO - E o vice do indicado pelo Prefeito Firmino. O senador Ciro tem dito que se for para agregar abre mão da indicação do PROGRESSISTAS, mas qual nome do partido tem sido tratado internamente?

VEREADOR ALUÍSIO SAMPAIO - O PROGRESSISTAS sempre deixou claro que o processo é comandado pelo Prefeito Firmino Filho. Ele não apresentou quem será nosso candidato e respeitamos o tempo dele, até porque tem uma agenda administrativa muito grande. A partir que ele determinar a escolha, que naturalmente será do PSDB, a escolha do vice também virá de forma natural. Somos o maior partido da base aliada do Prefeito e provavelmente será do Progressistas. Mas, não vamos adiantar este processo. Nosso objetivo principal é que Teresina continue em boas mãos e, caso a vaga seja do partido, vamos conversar. Mas, essa escolha depende também do perfil do candidato a prefeito e isso será tratado em momento oportuno.

© 2021 . Portal Douglas Cordeiro - Os Bastidores da Notícia. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.