MENU mobile

Gervásio propõe orçamento de Teresina gerido pelos trabalhadores

Com uma plataforma socialista, o professor propõe colocar sob a administração dos trabalhadores o orçamento de 3,5 bilhões da capital

Reportagem de Tarcio Cruz

O Professor Gervásio Santos (PSTU) é o décimo entrevistado pelo Portal Douglas Cordeiro na sequência com os candidatos a Prefeitura de Teresina.

Com uma plataforma socialista, o educador propõe o fim do transporte público privado e revela que irá colocar sob a administração dos trabalhadores a gestão do orçamento de 3,5 bilhões da capital.

Você não tem nada a oferecer no capitalismo a não ser fome, barbárie e miséria.

TRANSPORTE PÚBLICO

Todas as propostas colocadas pelo PSTU sempre estarão baseadas no posicionamento de um conselho de trabalhadores. O transporte público de Teresina já foi da prefeitura de Teresina, até um certo tempo foi muito bem conduzido. O problema é que veio de lá pra cá uma política de privatizações, nesse sentido vamos sim fazer uma companhia municipal de transportes.

CORRUPÇÃO

Se formos analisar quase todos os aluguéis da prefeitura vamos encontrar favorecimentos. Os aluguéis dos prédios públicos ao invés de serem próprios, são dos amigos. Vamos combater esse desvio para as empresas privadas.

CONSELHO POPULAR

Vamos fazer de forma invertida, sou professor e quando formos eleitos vamos instituir os conselhos populares, para discutir as questões econômicas da cidade de Teresina. Vamos deixar o trabalhador decidir sobre os rumos da cidade. Na nossa administração quem vai gerir esses 3,5 bilhões de orçamento de Teresina serão esses trabalhadores, eles vão dizer para onde vai esse dinheiro.

IMPLANTAÇÃO DO SOCIALISMO

Há uma crise do capitalismo, os principais pesquisadores, cientistas dizem isso. O capitalismo só está trazendo babáreis. Queimadas no pantanal, devastação da Amazônia, gás carbônico a torto e a direita aumentando. Você não tem nada a oferecer no capitalismo a não ser fome, barbárie e miséria. Estamos apresentando uma alternativa para a humanidade que é o socialismo.

Vamos criar o IPTU progressivo, paga mais quem tem mais, paga menos quem tem menos e isentando os desempregados.

ECONOMIA

Estamos vivendo um momento de crise sanitária, vamos implementar um plano de moradias em Teresina para implantar um sistema de emprego e renda construindo moradias em Teresina.  

SAÚDE

Vamos ampliar os hospitais. Em 35 anos de administração temos dez hospitais, que infelizmente não são equipados. O hospital do Mocambinho, do Dirceu, por exemplo, estão completamente desaparelhados. Os hospitais privados estão atendendo pela falta desses hospitais, através do SUS.

SANEAMENTO

Rede de esgoto tratado em Teresina é só 19%, o restante que é mais de 77% da rede de esgoto não tratado vai para os dois rios, o Poty e o Parnaíba. Os dejetos da grande maioria da população, inclusive dos hospitais, desaguam nos rios, poluindo e matando os rios. 136 mil habitações não possuem rede de esgoto. Para gerar emprego e sanear Teresina, precisamos de obras públicas.

IMPOSTOS

Nós vamos tirar a fonte de renda dos ricos, todo dinheiro para podermos aplicar em obras de saneamento, ampliação hospitalar e transporte de qualidade virá dos ricos. Vamos criar o IPTU progressivo, paga mais quem tem mais, paga menos quem tem menos e isentando os desempregados.

© 2020 . Portal Douglas Cordeiro - Os Bastidores da Notícia. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.