Governo garante leitos para COVID-19 em todas os hospitais do Piauí

Além de Teresina, os leitos de UTI, estabilização e clínicos estão distribuídos em hospitais regionais e macrorregionais

05 de março de 2021, às 10:45 | Cobertura Coronavírus

Todas as unidades da rede estadual de saúde possuem leitos exclusivos para atendimento a pacientes que necessitarem de assistência hospitalar por conta da COVID-19. Além de unidades de saúde de Teresina, os leitos de UTI, estabilização e clínicos estão distribuídos em hospitais regionais e macrorregionais, algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidade que fazem parte da rede estadual de saúde.

Com o trabalho de ampliação da rede de atendimento COVID-19 comandado pela Secretaria  Estadual de Saúde, o Piauí conta atualmente com 1.152 leitos exclusivos para tratamento da doença em todo o Estado, sendo 350 leitos de UTI, 121 leitos de estabilização e 681 leitos clínicos.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, informou que dos 350 leitos de UTI disponíveis, 211 estão na rede de saúde do Estado. Ele esclarece que os hospitais regionais, estaduais e de referência tinham 200 leitos de UTI no auge da primeira onda da pandemia, em 2020, e agora contam com 211 leitos. 

"Se tem diminuição na quantidade de leitos de terapia intensiva não é na rede estadual", diz.

Secretário de Saúde, Florentino Neto