Ministro da Educação entrega 32 ônibus para várias escolas do PI

Todos os veículos são equipados com Plataforma Elevatória Veicular, para alunos portadores de necessidades especiais

26 de abril de 2021, às 14:30 | Tarcio Cruz

O Piauí contará, a partir de agora, com 32 novos ônibus para atender a demanda por Transporte Escolar Rural da Rede Estadual de Educação. A contratação se deu através da adesão a Ata de Registro de Preço do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, por meio do programa Caminho da Escola. Os recursos somam R$13 milhões.

A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (26/04) e contou com a participação do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, do governador do Piauí, Wellington Dias, como também de reitores, deputados e senadores do Estado. Milton Ribeiro, em sua fala, agradeceu a oportunidade e mostrou sua satisfação em participar do evento. 

“É com muita satisfação que venho aqui, hoje, fazer essa entrega, elogiando a bancada do Piauí que, unida, está entregando à população do seu Estado esses instrumentos e essas ferramentas”, afirmou o Ministro.

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

O Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão é a escola representante das demais escolhidas pela Bancada Federal. A escola, localizada no município de Cocal dos Alves, foi escolhida por ser um dos exemplos de boas práticas de Educação que dão certo. 

A escola tem se destacado ao longo dos anos nas avaliações que medem os índices educacionais, além de olímpiadas de conhecimento nacionais. Acumulando mais de 150 medalhas no currículo, a escola também obteve a melhor nota no Estado do Piauí no IDEB 2019 e recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2018. É importante ressaltar que essa foi a primeira vez que uma escola pública do país foi escolhida para receber o prêmio.

Os municípios de Parnaíba, Bom Jesus e Miguel Alves também recebem dois ônibus cada. Todos os veículos ofertados pelo programa Caminho da Escola são equipados com Plataforma Elevatória Veicular, do tipo Dispositivo de Poltrona Móvel. Assim, também podem ter acesso seguro aos ônibus os estudantes portadores de necessidades especiais ou mobilidade reduzida.

Foram 32 ônibus para vários municípios / FOTO: Portal GP1