Donos de ônibus rejeitam proposta da Prefeitura de Teresina

Os empresários afirmaram que algumas irregularidades apontadas no relatório da CPI não são verdadeiras

13 de setembro de 2021, às 15:00 | Editoria de Municípios

Nesta segunda-feira (13/09), os empresários do setor de transporte de Teresina rejeitaram a proposta apresentada pela Prefeitura. O documento foi protocolado na STRANS (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito).

Os empresários afirmaram que algumas irregularidades apontadas no relatório da CPI, realizada na Câmara Municipal de Teresina, não são verdadeiras.

VEJA ALGUNS PONTOS QUE NÃO PROCEDEM APRESENTADOS PELOS EMPRESÁRIOS

  • Implantação da Central de Relacionamento com o Cidadão

A Central de Relacionamento com o Cidadão existe desde o início da operação contratada, cujo atendimento é feito através do telefone 0800 086 1010, site e outras mídias sociais. O Consórcio SITT tem relatórios de todos os atendimentos efetuados.

  • Divulgação de informações via Painéis de Mensagens Variáveis

Conforme ofícios do SITT Nos 520/2019, 521/2019 e 051/2020 (em anexo) enviados a STRANS, todos os equipamentos para o atendimento da demanda já estavam disponíveis e a implantação não foi realizada por inação da STRANS, especialmente nas estações, mas nos terminais foram disponibilizados os painéis.

  • Divulgação de informações via consulta por celular

O Edital de Concorrência Pública fixa como exigência a disponibilização por celular de hora de passagem dos ônibus, e desde 2015 o Consórcio SITT disponibiliza o aplicativo SIU MOBILE TERESINA, que apresenta elevado número de visualizações diárias. Há ampla divulgação nas redes sociais acerca do aplicativo.

  • Implantação de painéis e placas em terminais, estações de integração e pontos de parada

Conforme ofícios do SITT Nos 520/2019, 521/2019 e 051/2020 (em anexo) enviados a STRANS, todos os equipamentos para o atendimento da demanda já estavam disponíveis e a implantação não foi realizada por inação da STRANS. Os painéis dos terminais de integração estiveram disponíveis enquanto durou a operação integrada, e ofereciam as condições físicas necessárias para a instalação e funcionamento do equipamento. Observe-se, ainda, no sentido da comunicação visual dos terminais e estações, que essa atribuição foi totalmente executada pelo Órgão Gestor, não tendo as Concessionárias interferência nesse sentido.

  • Disponibilização de informações de próxima parada em áudio interno no veículo

Este atributo somente poderá ser atendido após a STRANS cadastrar, nomear e sinalizar todos os pontos de parada da rede de transporte. Antes desta providência pelo Órgão Gestor, o Consórcio SITT não tem como atender a demanda.

  • Desenvolvimento e distribuição do Guia Ônibus Teresina

Concepção do guia ônibus estava atrelada ao modelo de operação contido no Edital de Concorrência 001/2014, e como a STRANS modificou não somente o esquema operacional, como a própria agenda de implantação, a proposta de elaboração do guia foi prejudicada e substituída pela elaboração de cartazes e folders para cada modificação operacional introduzida, aos quais foi dado cumprimento. E, observe-se, ainda, no contexto atual, a elaboração desse tipo de Guia se tornaria algo obsoleto frente à dinâmica rotativa de alterações, especialmente nesse contexto de pandemia. E, tais informações também podem ser obtidas em site e redes sociais.

  • Desenvolvimento do Sitio Ônibus Teresina

Através do endereço: www.setut.com.br o Consórcio SITT oferece aos usuários todas as informações sobre o funcionamento e serviços de transporte urbano em Teresina. Por meio dos Ofícios SITT 503/2019 e 521/2019, encaminhamos a STRANS informações sobre manutenção do site Consórcio SITT atrelado ao do SETUT, como forma de facilitar para o usuário uma vez que o mesmo ao pensar em operação do transporte tem como 1ª imagem o nome SETUT. Desta forma, a ideia seria introduzir o nome SITT junto ao SETUT e com o tempo consolidar a marca deste primeiro.

  • Disponibilização do serviço de atendimento telefônico com acesso gratuito

O custo da chamada ao telefone 0800 086 1010 é zero ao longo de toda a sua existência.

  • Não cumprimento do serviço de atendimento telefônico com acesso gratuito nos moldes previstos no Edital

O comentário é genérico, e a STRANS não especifica pontos não atendidos.

  • Não encaminhamento de Relatórios Mensais a STRANS, em arquivo digital, contendo um quadro com os elogios registrados, com a identificação do elogio

O Consórcio SITT tem arquivo das chamadas recebidas pelos usuários, e conforme Ofício SITT 503/2019, as Concessionárias ficaram no aguardo de envio pelo Órgão Gestor das definições sobre formato e periodicidade dos relatórios, além da configuração do arquivo de voz a ser enviado, e não somente elogios deveriam ser encaminhados para acompanhamento direto.

Resposta foi protocolada na STRANS / FOTO: Portal GP1


PASSANDO A RÉGUA

Coluna Passando a Régua

REDES SOCIAIS